cover
Tocando Agora:

1º dia de treinamento de policiais acaba com 6 no hospital

A informação oficial é de que os alunos passaram por exames clínicos e receberam alta médica até o fim da tarde.

1º dia de treinamento de policiais acaba com 6 no hospital
1º dia de treinamento de policiais acaba com 6 no hospital (Foto: Reprodução)

Primeiro dia de treinamento em curso de policiais militares leva seis alunos para internação hospitalar com quadro diagnosticado de hipertemia e desidratação.Contrariando todas as orientações médicas, instrutores do 9º Curso de Operações Rotam (COR), em Cuiabá, realizaram intenso treinamento físico na manhã de sexta-feira(20) com o grupo de 67 alunos, em temperatura superior a 40 graus e umidade relativa do ar entre 10 e 40% e atmosfera tomada pela fumaça e partículas poluentes.

Em nota, a assessoria da Polícia Militar trata a situação como uma “indisposição” dos alunos, ocorrida durante uma corrida, justificando que os alunos foram encaminhados rapidamente ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A informação oficial é de que os alunos passaram por exames clínicos e receberam alta médica até o fim da tarde.

Este não é o primeiro relato envolvendo excessos em treinamentos da instituição, submetendo alunos a situação de risco por grande exposição em altas temperaturas e sem a hidratação necessária. No mês de julho do ano passado, soldados do curso de formação denunciaram a mesma situação. Conforme o pneumologista Clóvis Botelho, neste período do ano em Cuiabá a prática exercícios, em especial ao ar livre, traz mais malefícios à saúde do que benefícios, porque quem pratica está inalando 25 litros por minuto de fumaça, isto é, 4 a 5 vezes mais do que quem não faz exercício. Segundo o médico, nessa época o ideal, é praticar exercícios em ambientes fechados e climatizados e bebendo sempre grande quantidade de água.

O curso teve a aula inaugural na quinta-feira (19) e foi ofertado para policiais militares de Mato Grosso e Rondônia e é ministrado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel. Tem duração prevista de 90 dias. O curso tem como objetivo instruir os alunos para adquirirem conhecimento teórico e prático sobre as padronizações de ações de patrulhamento tático, apresentando instruções necessárias para o emprego eficiente das equipes policiais voltadas a este tipo de trabalho policial. Na solenidade de abertura, o comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, ressaltou que o curso tem grande importância para o combate ao crime organizado, por ser uma capacitação formadora onde os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos e fiscalizadores da correta execução do policiamento tático.

Comentários (0)

Fale Conosco