TESTE – Após carga e lacre, urnas passam por auditoria e estão prontas para eleições no dia 6 de outubro
Urnas foram escolhidas para passarem pelo teste
As 308 urnas a serem utilizadas nas eleições municipais em Tangará da Serra e Nova Olímpia já estão devidamente conferidas e lacradas. O processo de carga e lacre aconteceu na terça-feira, 17, e nesta quarta-feira, dia 18, ocorreu o processo de Auditoria das Urnas Eletrônicas que contou com a presença de membros do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), membros de partidos políticos, imprensa e servidores da Justiça Eleitoral.
Durante a cerimônia que aconteceu no Fórum, duas urnas foram escolhidas para passarem pelo teste, sendo uma da Escola Jada Torres em Tangará da Serra e uma da Escola Maria Aparecida em Nova Olímpia.
Na oportunidade as duas urnas tiveram o sistema de lacre rompido para que os testes fossem feitos, buscando demonstrar a confiabilidade do processo no dia 6 de outubro.
“Hoje nós realizamos uma eleição simulada. Com a urna já carregada com as informações de candidatos e eleitores, forçamos o funcionamento dela e fizemos a conferência, inclusive com a contagem paralela”,
explica o juiz eleitoral, Anderson Gomes Junqueira.
“Isso para sempre assegurar transparência e credibilidade ao processo de votação eletrônica”,
destaca o magistrado.
“Esse é um processo de extrema importância e essa é mais uma das fases do processo que é essa conferência das urnas, demonstrando que elas são confiáveis e que o processo democrático continua trabalhando intensamente”,
ressalta o Promotor de Justiça e Eleitoral, Thiago Scarpellini Vieira.
Para as eleições, em outubro, estão aptos a votarem em Tangará da Serra 70 mil eleitores, divididos em 225 seções, distribuídas por 32 locais de votação. Já em Nova Olímpia serão cerca de 12.500 eleitores que estão certificados pela Justiça Eleitoral para depositarem seus votos nas urnas de 45 seções que estarão dispostas em oito locais do município.
O horário de votação será das 7 às 16 horas e nesse ano o eleitor poderá votar utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física também (CPF).
Cerca de mil pessoas estão envolvidas no processo eleitoral
Para que os eleitores de Tangará da Serra e de Nova Olímpia possam realizar a escolha de seus representantes para o Executivo e Legislativo, as ações se intensificam a medida que o dia 6 se aproxima. Para as eleições municipais serão cerca de mil pessoas envolvidas, dentre as quais os mesários que já estão passando por treinamentos, que nesse ano acontece de forma online.
“Aproveito para agradecer os mesários, porque sem você esse pleito não poderia acontecer”,
frisa o juiz eleitoral, Anderson Gomes Junqueira responsável pela 19ª Zona Eleitoral em Tangará da Serra.
Já no setor de segurança, para o processo, a Justiça Eleitoral criou também um gabinete de gestão integrada, montado a nível estadual.
“Teremos envolvidos na segurança nos dois municípios aproximadamente 80 policiais militares e 60 civis, além do exército para o acompanhamento das votações em áreas indígenas do Rio Verde”,
informa o magistrado.
“Importante destacar que iremos agir com rigor no que diz respeito tanto as práticas ilícitas no dia do pleito”,
assegura o magistrado, ao destacar que no dia a venda de bebidas alcoólicas não estará proibida, mas que qualquer alteração será destinada à delegacia de polícia.
Para as eleições estão aptos a votarem em Tangará da Serra 70 mil eleitores. Já em Nova Olímpia serão cerca de 12.500.
“Temos nos empenhado em realizar um processo em que o cidadão possa fazer valer a sua escolha, que tenha sua escolha validada e acatada uma vez que é assim que acontece em um processo democrático”.
O horário de votação será das 7 às 16 horas e nesse ano o eleitor poderá votar utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física também (CPF).
Comentários (0)