Ouro e mercúrio são apreendidos em garimpo ilegal em MT
A operação foi realizada nas proximidades da Reserva do Bananal entre os dias 6 e 7 de setembro.
A Polícia Federal cumpriu 3 mandados de busca e apreensão de instrumentos de garimpo ilegal na região próxima a Reserva do Bananal, em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste). As medidas judiciais fazem parte da Operação Mina do Bananal, deflagrada na última sexta (6) para combater ao garimpo ilegal no local.
A operação foi realizada nas proximidades da Reserva do Bananal entre os dias 6 e 7 de setembro. As ações resultaram na apreensão de 5 gramas de ouro, um veículo, dois frascos de mercúrio, uma carabina de pressão e um carretel de cordão explosivo do tipo NP10.
No local, foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão, além de ser realizada a remoção pessoas do garimpo ilegal na
Divulgação
Balança com ouro de garimpo ilegal
região. Mesmo com o fim das atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.
O garimpo realizado de forma ilegal e sem controle pode gerar contaminação ao meio ambiente, principalmente com a utilização de produtos, como o mercúrio. Além disso, a utilização desse ouro pode gerar dano social e desequilíbrio no mercado financeiro.
As ações realizadas, que se somam a outras que vêm sendo realizadas pelos órgãos de segurança pública e fiscalização ambiental, visam à diminuição das organizações criminosas atuantes na região de garimpo e, consequentemente, dos danos relacionados a ele.
Comentários (0)