Incêndio queimou aproximadamente 20 mil hectares de terras indígenas entre Campo Novo e Tangará da Serra
Geovani Kezokenaece, toda a lavoura da aldeia ficou destruída.
Um incêndio de grandes proporções queimou 20 mil hectares na Terra indígena Rio Formoso, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, no sábado (7) e domingo (8). Ao todo, oito aldeias da terra indígena já foram afetadas e a lavoura foi destruída pelas chamas. Ninguém ficou ferido e as moradias foram salvas.
Vídeos gravados por moradores mostram o momento em que o fogo queima grande parte do território indígena próximo das casas das aldeias. Em outras imagens é possível ver a destruição que ficou no local depois que o fogo passou pelas aldeias.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início há uma semana na região de serra e foi controlado de início pelas equipes. Porém, no sábado (7), as chamas voltaram a se alastrar com intensidade nas aldeias Maekawa e quatro cachoeiras.
De acordo com o líder indígena Paresí da Aldeia Rio Formoso, Geovani Kezokenaece, toda a lavoura da aldeia ficou destruída.
“Foi um desespero e um susto muito grande. Os últimos pés de banana foram queimados por uma perda irreparável na nossa fauna e lavoura. Os guerreiros que ajudaram no combate ao fogo foram os brigadistas indígenas.”, conta.
Além das aldeias, o fogo também causou estragos em propriedades rurais da região, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.
Bombeiros -MT
Comentários (0)